Projetos
Nóscuidamos do meio ambiente
A Sustentabilidade consiste em construir pensando no futuro!
A empresa Cerâmica Vermelha Indústria e Comércio LTDA possui seu processo produtivo composto pelas etapas de extração mineral, preparação da argila, moldagem, secagem e queima.
O Fluxograma do processo de produção pode ser visualizado na figura abaixo:
Figura 1: Fluxograma do processo produtivo da empresa Cerâmica Vermelha Indústria e Comércio LTDA. Fonte: Dados fornecidos pela empresa.
A primeira etapa é composta pela extração da matéria prima utilizada que possui autorizações específicas para esta atividade: Licença da Agência Nacional de Mineração – ANM e Licença de Operação emitida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Inhangapi – SEMMAI.
As etapas de Preparação de argila, Moldagem, Secagem e Queima compõem o processo de fabricação de blocos cerâmicos que possuem outra Licença de Operação também emitida pela Secretaria de Meio Ambiente de Inhangapi –SEMMAI.
A etapa de queima do processo produtivo de blocos cerâmicos utiliza como fonte energética resíduos de madeiras que são provenientes de restos de materiais utilizados por indústrias madeireiras. A empresa Cerâmica Vermelha Indústria e Comércio LTDA possui o Cadastro de Exploradores e Consumidores de Produtos Florestais do Estado do Para – CEPROF/PA para realizar o controle de transporte e quantidade de resíduos florestais consumidos junto a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado do Para – SEMAS/PA.
É importante ressaltar que todo o resíduo gerado no processo produtivo é reaproveitado como matéria prima para a fabricação dos blocos cerâmicos, os resíduos recicláveis (plásticos, papelão e metais) são doados e/ou vendidos para cooperativas e industrias de sucata, os resíduos de cacos de tijolos são reaproveitados na manutenção do piso da indústria, e também, são vendidos e/ou doados a clientes e prefeituras que utilizam para recompor estradas de chão, e por fim, os resíduos de cinzas de madeira proveniente da etapa de queima são doados para prefeituras e/ou empreendimentos que utilizam o material como adubo para produção de jardins e mudas de plantas.
Anualmente são realizados Relatórios de Informações Ambientais Anual – RIAAs, Relatórios Anuais de Lavra – RAL, Relatório Anual de Atividades Potencialmente Poluidoras e Utilizadoras de Recursos Naturais – RAPP para apresentação no IBAMA, renovação do CEPROF, dentre outros relatórios, vitorias e fiscalizações realizadas periodicamente e apresentadas aos órgãos competentes.